Pontapé Lateral

O Pontapé Lateral ou Side Kick em inglês, é um exercício de pilates concebido para estabilizar todos os músculos proprioceptores, treinar o equilíbrio e tonificar os músculos oblíquos.

  1. Estenda-se de lado, apoie a cabeça no braço e coloque o outro braço ao longo do corpo. Eleve as costelas de forma a deixar algum espaço entre estas e a esteira e erga ligeiramente os pés do chão, certificando-se de que estão alinhados.
  2. Inspire nesta posição e, expirando, eleve a perna superior sem perder o equilíbrio.
  3. Baixe a perna, inspirando, para regressar à posição inicial, mantendo a mesma energia na descida, ou seja, sem permitir que a perna ceda.
  4. Expirando, estenda a perna superior para a frente e a inferior ligeiramente para trás em oposição; execute este exercício alternando a perna e sempre em oposição, movendo agora a inferior para a frente e a superior para trás.

Variante do Pontapé Lateral

– A variação deste exercício consiste em adicionar a resistência de uma banda elástica de pilates. Introduza o pé da perna superior no elástico e segure-o pelas duas extremidades. A mão que segura o elástico é a do lado correspondente à perna que faz o exercício.

– Agora eleve a perna como no exercício base. Desta vez a perna sofrerá a resistência do elástico suportado firmemente pelo braço e com o cotovelo ligeiramente para trás, gerando um esforço acrescido quando eleva a perna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *